quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Falta pouco menos de 3 horas para as inscrições do PRONASCI. Não percam!!!!


Os profissionais de segurança pública de todo o país podem se inscrever, a partir desta sexta-feira (14), para as 210 mil vagas abertas pela Rede Nacional de Educação a Distância (EAD), do Ministério da Justiça. São 55 cursos voltados para policiais civis, militares, peritos, bombeiros, agentes penitenciários e guardas municipais.

As inscrições prosseguem até a próxima terça-feira (18) ou até que sejam preenchidas as vagas. No 16º ciclo, as 180 mil vagas para 42 cursos se esgotaram em menos de 24 horas.Os cursos de 40 horas serão realizados entre 9 de setembro e 13 de outubro. Os de 60 horas vão até 27 de outubro. Os participantes que recebem salário inferior a R$ 1,7 mil poderão, ainda, aderir ao projeto Bolsa Formação, do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).Com foco na qualificação e valorização profissional, o projeto garante um incentivo mensal de R$ 400 para quem participa dos cursos – adicional que representa, em muitos estados, até 1/3 do salário dos policiais.Neste 17º ciclo da Rede EAD, serão oferecidos seis novos cursos: Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; Papiloscopia 1; Termo Circunstanciado; Capacitação em Educação para o Trânsito; Fiscalização Interestadual de Transportes de Passageiro; e Psicologia das Emergências.

Formato das aulas - Mesmo à distância, os alunos contam com a ajuda de tutores que tiram dúvidas, interagem com a turma, estipulam tarefas e avaliam os trabalhos produzidos. Além do material de apoio, eles também aprendem por meio de vídeos e debates que podem ser acessados a qualquer momento.

Para dar suporte aos profissionais que não têm acesso à internet, o MJ coloca à disposição 270 telecentros em todo o país com computadores e equipamentos de áudio e vídeo.

Essa informação foi extraída do próprio site do Ministério da Justiça, ou seja, quem recebe mais de 1.700 reias, ainda não poderá aderir ao bolsa formação, isso segundo o próprio site. De qualquer maneira, poderão fazer os cursos, quem sabe não mudam esse critério no transcorrer das aulas. Não podemos esquecer também que todo conhecimento adquirido não se perde mais, aliás só se ganha com isso. Infelizmente aqui no Rio, estamos mais interessado no dinheiro do pronasci do que na no ensino dele, mas afinal, recebendo essa miséria, quem não estaria. Nosso soldo é pouco mais da metade do salário mínimo, isso é proibido pela Carta Magna, nossa Lei Maior. Agora me digam uma coisa, tem alguem aqui no Rio preocupado com isso? As leis valem aqui? Por vezes, penso que não ou pelo menos que as normas aqui só valem para alguns.

Voltando ao assunto, não podemos perder essa chance, faça a inscrição o quanto antes. De preferência assim que der 00:00 horas. É só lembrar do seu salário que você nem vai dormir.Boa sorte para todos e que todos consigam.


"JUNTOS SOMOS MUITO FORTES"


BOPE pode ganhar Minicaveirão, e quanto a um salário digno, uma vida digna, NADA?


Depois dos 'Transformers Caveiras' - apelido dado aos veículos gigantes comprados para o Batalhão de Operações Especiais (Bope) combater as barricadas levantadas pelo tráfico nas favelas, como O DIA noticiou com exclusividade -, a Polícia Militar poderá ganhar novos carros especiais. A Secretaria de Segurança vai enviar mês que vem à Rússia uma equipe para avaliar, entre outros equipamentos, a possível compra de 'caveirinhas' para o batalhão. Caso seja mesmo adquirido, o jipe blindado modelo 2330, da fabricante GAZ, será adaptado à realidade das favelas cariocas. E, claro, pintado de preto.

O miniblindado russo, também chamado na Rússia de Tiger, é um utilitário mais leve e menor que os Caveirões da PM. Com peso de pouco mais de quatro toneladas, ele teria, por exemplo, mais mobilidade para transitar pelas ruas estreitas das comunidades do Rio. Ele tem tração nas quatro rodas, resiste a tiros de fuzil e pode transportar até nove policiais em cada ação. O último modelo de blindado comprado pela PM pesa cerca de 15 toneladas e se locomove com dificuldade nos morros. Extraído do "Blog da Segurança".

Todo investimento em equipamento para a polícia é bem vindo e se faz necessário, só que de nada adianta se não investirmos no homem, na "máquina" viva que somos. Cadê o aumento, cadê o fim do rancho, cadê o Rio Card, cadê o pagamento de hora-extra, cadê a dignidade do Policial, para falar a verdade, faz tempo que ela se perdeu e está difícil achá-la novamente. Um heresia toma conta da tropa, não há mais esperanças. O novo estatuto não sai do papel, o novo regulamento, nem me perguntem. Está difícil, desculpe-me Cel Mário Sérgio, acreditarmos que nossa instituição melhorará. Sei que o Srº tem lutado para isso, mas sabemos que não depende só do Srº, esperamos sim que o que for de sua alçada, seja capaz de melhorar. É nisso que acreditamos porque acreditar em político, nessa vida, não dá mais.

"JUNTOS SOMOS MUITO FORTES"

"Agora é a vez dos Sgt e ST falarem com o Cmdt Geral da PMERJ"


Comandante da PM receberá sargentos e subtenentes na próxima semana

O comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, recebe sargentos e subtenentes de todos os batalhões do estado em uma nova rodada de reuniões, na próxima segunda-feira, dia 17. O encontro será às 14 horas, no QG, para discutir necessidades e reivindicações dos policiais. Serão dois representantes de cada unidade, indicados pelos próprios colegas de quartel.

Semana passada, o comandante conversou com soldados e cabos e alguns pedidos já começam a ser implementados, como o atendimento psicológico a policiais que participarem de ocorrências com risco de estresse pós-traumático e a instalação de um hospital itinerante para os PMs e seus dependentes, que em breve funcionará em Campo Grande.Extraído do "Blog da Segurança"


Temos certeza de que esse canal direto com o Cel Mário Sérgio se fará e se faz muito necessário e útil. Tinhamos ideias, reivindicações, críticas, mas não tínhamos como expressá-las, agora temos. Ou se fala diretamente com o Cmdt ou através de seu blog. Vamos fazer valer esse espaço, vamos lutar juntos por uma PMERJ melhor.

Precisamos ser valorizados, JÁ!!!

"JUNTOS SOMOS MUITO FORTES"

"E como anda o Movimento Policia Legal na Bahia..."


Apesar do acordo, ainda há focos do movimento "Polícia Legal"


Apesar do anunciado acordo que encerrou a operação Polícia Legal, ainda há policiais militares que se recusam a dirigir viaturas ou atender a ocorrências em diversos pontos da capital e no interior do Estado.

Na Praça Municipal, pouco mais de 50 PMs à paisana participaram da assembleia organizada pela Associação de Praças (Aspra). Eles decidiram não interromper a operação-padrão. “Eles não poderiam ter decidido pelo fim do movimento sem convocar uma assembleia com toda a categoria”, diz o presidente da Aspra, Marcos Prisco. Uma nova reunião foi marcada para esta quinta, às 15h, no mesmo local. A associação que Prisco comanda foi retirada da lista das 32 que integraram o movimento. Lideranças da corporação dizem que ele não tem representatividade.A TARDE ouviu integrantes da Rondesp e da 39ª CIPM (São Cristóvão) que persistem em não sair às ruas nas rondas motorizadas. “Na hora de botar comida na mesa, eu não quero saber se a PM comprou coletes, quero saber se aumentaram meu soldo”, disse um soldado sem se identificar.

INTERIOR – No interior, há focos de resistência do movimento em Feira de Santana, Itaberaba e
Alagoinhas. Carros da PM ficaram parados nestes municípios. Líderes das associações interioranas dizem-se surpresos com a divulgação do acordo pela imprensa. Um sargento da 3ª Comando de Policiamento Regional (sul do Estado), presidente de uma associação, que pediu para não ter o nome revelado, disse que foi avisado às 22h30 da última terça-feira de que o movimento havia sido encerrado. “Não fui consultado e os policiais estão revoltados”, diz.

A fala contraria o que declara o major Sílvio Correia, presidente da Força Invicta. Durante o anúncio do fim do movimento, Correia disse que a União decidiu depois de consultar todos os associados.

Continuaremos a acompanhar o movimento enquanto não for totalmente finalizado. Torcemos para que saiam vitoriosos e que para unidos novamente, possam vencer. Não se estremeçam perante as dificuldades, elas serão inúmeras, mas a vitória é necessária.

"JUNTOS ELES E NÓS SOMOS MUITO FORTES"


Porque não seguimos o exemplo de São Paulo e pagamos hora-extra para nossos policiais"


SP: Kassab quer pagar extra de
100% a PM para evitar 'bico'

(12|08|09) O prefeito Gilberto Kassab (DEM) enviou ontem à Câmara Municipal um novo texto que cria gratificações de até 100% sobre o salário de oficiais da Polícia Militar (PM) que trabalham em batalhões de São Paulo.A gratificação via município para um servidor estadual da corporação já é adotada em São Caetano, na Grande São Paulo, e vale somente para os profissionais ativos. O governo defende que o bônus poderá acabar com os "bicos" realizados por policiais fora do horário de trabalho para aumentar seus vencimentos.

Pelo projeto, a gratificação de 100% será aplicada para as seguintes patentes: coronel, tenente-coronel, major, capitão, 1º tenente e 2º tenente. O índice de até 70% poderá incidir sobre os vencimentos de subtenente, 1º sargento, 2º sargento, 3º sargento, cabo e soldado.

De acordo com uma pesquisa de 2007 da Associação de Cabos e Soldados, 80% dos 70 mil policiais do Estado - ou 56 mil PMs - faziam serviço extra para complementar o salário. Na capital, conforme cruzamento de dados de escala de trabalho, remuneração e o relato de funcionários da PM, havia três vezes mais policiais fazendo bico do que no patrulhamento de rua.

No projeto, o governo municipal não fez uma estimativa do impacto que as gratificações podem causar no orçamento. Se a proposta for aprovada pelo Legislativo, um decreto da Prefeitura terá de regulamentar como serão feitos os pagamentos.

Como já dito, todo assunto que sirva de paradigma para melhoria de nossa briosa PMERJ, será postado aqui. Primeiramente queria dar os parabéns ao Srº Prefeito Kassab pela iniciativa, já que o governo estadual não dá o que é de direito aos Policiais, as prefeituras, pelo menos a de São Paulo, amenizam a situação. É uma forma perspicaz de aumentar o policiamento nas ruas e ao mesmo tempo valorizar esses homens e até mesmo protegê-los. Afinal eles morrem muito mais em suas folgas do que em serviço, isso é fato, e em grande parte, estão fazendo bicos para complementar sua renda. Agora vejo um ponto negativo ao não manter a equidade no possível pagamento dessas horas extras, afinal o Cel é um policial como o Soldado também é e é este que, na maiorias das vezes, está nas ruas combatendo, trocando tiros com criminosos, de baixo de chuva e sol. De qualquer maneira, é uma idéia e um Direito que deveria ser extendido aos Policiais de todos os estados. Cabe agora cada governante entender que isso não é um gasto, é um investimento em segurança e em seus homens.

Vamos Rio de Janeiro, vamos valorizar nossos heróis. Já que não tem como poupá-los de serviços extras, vamos remunerá-los para isso. Afinal já não vivemos mais no tempo da escravidão. É uma necessidade de toda a tropa.

Pagamento de Hora-extra JÁ!!!!

"JUNTOS SOMOS MUITO FORTES"