segunda-feira, 24 de agosto de 2009

"Mais 40 comunidades poderão ganhar UPPs..." E investir no Policial?


RIO - Pelo menos 40 comunidades já têm um plano de ocupação policial preparado pelo governo estadual. A expansão do projeto, porém, depende da formação de novos policiais militares, como ressaltou ontem o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame. Hoje, as Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) trabalham com 500 policiais, divididos em quatro comunidades - Batam, Chapéu Mangueira, Cidade de Deus e Santa Marta. É o que informa a reportagem de Renato Grandelle, publicada no GLOBO de segunda-feira.

Em visita à Cidade de Deus, no domingo, Beltrame assumiu que o efetivo da Polícia Militar é a "única pendência" para a expansão das UPPs.

- Nossa velocidade é a mesma com que conseguimos que os concursos públicos sejam permanentes - explicou. - Para as unidades pacificadoras, optamos por policiais recém-saídos da academia. O trabalho está tão bem organizado que já sei até para que unidade vão os policiais que ingressarão na escola no ano que vem.

O secretário não quis adiantar quais serão as próximas comunidades a receber as UPPs. O efetivo destinado à Cidade de Deus foi reforçado na semana passada. Noventa e três policiais se juntaram aos 180 que já trabalhavam na região. Extraído do "Globo Online".


Pacificar comunidade significa, a meu ver, devolver cidadania (Paz,dignidade,valorização...) para àquela população que a muito carecia disso. É também aproximar a população dos policiais, é aproximar essas duas realidades. Mas só trazer cidadania para àquela população não adianta, temos que devolvê-la também aos policiais. Cadê o aumento? Cadê o Rio Card? Cadê o fim do rancho? Imaginem um policial sem o rio card e que more do outro lado do Rio, mas que tenha que trabalhar numa UPP ou em um batalhão que seja, ele gastará de 200 a 300 reais por mês com transporte. Levando-se em consideração que este ganha R$ 896, isso representa quase 1/3 do seu salário. Isso precisa mudar, isso tem que mudar. Contamos com nosso Cmt para que isso se resolva o mais célere possível.

"JUNTOS SOMOS MUITO FORTES"