Cidade de Deus em Paz
Rio - A paz na Favela Cidade de Deus, em Jacarepaguá, esconde uma ótima notícia, além do fim da violência. Na comunidade, ocupada há sete meses por policiais militares, o som apavorante das rajadas de fuzis — constante na extinta guerra entre traficantes ou em confrontos com a polícia — foi substituído pelo alegre burburinho dos estudantes. Para a felicidade de professores e pais, os jovens voltaram a frequentar em massa as salas de aula. A diretoria da maioria das 14 escolas públicas e três creches, que abrigam quase 8 mil crianças, comemora o aumento de pelo menos 30% nos registros de frequência desde o início do ano. “É um resultado para ser festejado”, diz a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin.
Nas paredes das salas, painéis com desenhos retratando mortes e tiroteios foram substituídos por motivos que lembram a natureza, a vida em família e o lazer. “As lembranças de tragédias deram lugar ao colorido da vida, da confiança em dias melhores. Isso vem sendo percebido por todos”, garante Kátia Daim, 50, supervisora da Gerência de Educação da 7ª Coordenadoria Regional de Educação. Reportagem retirada do "Dia online".
Bem, polícia comunitária, um programa da polícia que vem se mostrando forte e demonstrando resultados. Tomara que eles continuem a vir. Mas senhores governantes, vamos, além de trazer cidadania para a população, trazê-la também para os policiais, pagando salários de dignidade, respeitando sua carga horária, tratando-os com respeito. São pais de famílias que, se preciso, morrem pelo outro. Vamos rever seus regulamentos , que já se mostram muito arcaicos e ultrapassados perante a sociedade de hoje. Vamos melhorar a condição de vida dessas pessoas. Parabéns mais uma vez aos POLICIAIS.
"Juntos somos fortes"