sexta-feira, 21 de agosto de 2009

"Feira apresenta novas armas Não-Letais"


Feira vai apresentar novas armas não-letais

A 9ª Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para Segurança Pública (Interseg) vai apresentar as mais novas armas não-letais a servilo das forças de segurança entre os dias 25 e 27 de agosto, no Expo-Brasília-DF. Os destaques da feira serão as munições Pro Punch, criadas a pedido das Organizações das Nações Unidas (ONU) para uso pelas Forças de Paz e disponível para todas as Forças; Tetraimpact, primeira desenvolvida para ser utilizada em arma de fogo (revólver da Taurus) e a curta distância; e o spray de pimenta Viper, em espuma, que não contamina o ambiente, não é inflamável, tem utilização pela população civil e cuja adoção depende apenas da liberação por parte do Governo Federal.

As novidades não param por ai. A brasileira Condor, única empresa do mundo que produz exclusivamente tecnologias não-letais, apresentará ainda na Interseg a granada de gás lacrimogêneo Bailarina, que recebeu esse apelido porque, ao tocar o solo, salta e faz movimentos aleatórios, conseguindo, ainda, espalhar o gás em grandes áreas; a linha de munições 40 milímetros, o lançador 40mm e a munição de borracha calibre 12 Precision, que oferece a maior precisão do mundo, tendo sido patenteada nos Estados Unidos.

Ideal para dispersar conflitos e situações em que há população civil envolvida, a tecnologia não-letal é também uma poderosa aliada da Polícia, das Forças Armadas e da Segurança Privada no combate à violência e à criminalidade. A experiência dos países que utilizam o não-letal de forma sistemática já provou que a aplicação proporcional da força evita ferimentos graves e poupa vidas. Não se trata de substituir as armas letais pelas não-letais, mas de racionalizar o uso das letais, dentro do conceito do escalonamento da força e da diminuição da espiral da violência. Extraído do Blog "Caso de Polícia".

Essas armas se fazem muito úteis em algumas situações, porém deverá ser analizado cada caso individualmente para que se possa fazer uso adequado deste equipamento.

"JUNTOS SOMOS MUITO FORTES"

" Um dia você o menospreza e no outro dia é dele que você vai precisar"


Militares recebem treinamento para proteger o governador

Sessenta policiais miltares e bombeiros passaram por instrução especializada de prevenção a riscos, semana passada. Eles fazem parte do quadro de seguranças do governador, da primeira-dama e de seus filhos. O treinamento foi feito na sede do Batalhão de Operações Especiasi (Bope), onde os miltares aprenderam técnicas de defesa pessoal e uso de armas não letais.

Além do Bope, também foi usada a base de Operações Aéreas da Lagoa, para instruções com helicópteros. De acordo com o chefe de instrução da Subsecretaria Militar, major Ricardo Pedrosa, o objetivo é garantir a preparação dos agentes para lidar com situações onde as autoridades corram riscos. "Nosso foco é treinar os seguranças que ainda estão se adaptando ao serviço, ensinando técnicas para imobilizar um possível agressor, sem atacá-lo, evitando riscos ao governador, por exemplo, em casos de protesto ou durante a campanha eleitoral", afirmou.

Entre as técnicas lecionadas, estavam: imobilização e estrangulamento dentro da defesa pessoal, uso de spray de pimenta, granadas de efeito moral e armas de eletrochoque. Ainda de acordo com Pedrosa, as instruções serão realizadas sempre que o governador estiver em viagem fora do País. Também serão ministradas aulas de tiro, primeiros socorros, prevenção a incêndios e salvamento aquático. Em outubro, a subsecretaria promoverá o curso de Proteção de Autoridades, que oferece 25 vagas para policiais militares, bombeiros e funcionários de outras instituições. Extraído do "Blog da Segurança"

Será mera coincidência. Quem mais precisa deles é quem mais os menospreza. Vai entender né.
Treinamento só não resolve, para que seja desenvolvido um trabalho de qualidade é preciso que esses profissionais estejam motivados. Basta somente valorizá-los, só isso.

"JUNTOS SOMOS MUITO FORTES"

"PMERJ terá novo site e um possível programa de TV aberta"


Depois de criar um blog pessoal e outro para o comando da corporação, o comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, quer estreitar ainda mais os canais de comunicação com a tropa e já pensa na telinha. Para isso, vai enviar ao Amazonas dois oficiais, que trarão novidades multimídia para a polícia.

A missão dos militares no Norte do País será conhecer o funcionamento do setor de comunicação social, para adaptar ideias à realidade da PM daqui. A principal delas será a criação da TV PM, nome provisório do canal de televisão que vai dar voz ao comando. O objetivo do coronel Mário Sérgio é ter mais um veículo para se comunicar com praças e oficiais, dar dicas e contar as novidades sobre a corporação.

A princípio, será produzido um programa para ser exibido pelo site da PM (www.policiamilitar.rj.gov.br). Se tudo der certo, a TV PM pode entrar em rede aberta. "Vamos conhecer o projeto, ver como tudo funciona. É um programa inovador, que vai garantir uma relação ainda mais próxima com os policiais militares", explica o relações-públicas, major Oderlei Santos. No Amazonas, o comandante da PM de lá tem um programa diário em canal de TV aberto, com cerca de uma hora de duração.

No rastro das novidades, o comandante 'multimídia' também aguarda o novo site da corporação, ainda sem data para entrar no ar. A página atual será reformulada, para ficar ágil e ter mais informações para policiais e a população. Quarta-feira, praças e oficiais de várias unidades foram convidados a tirar fotos para o site. Extraído do "Blog da Segurança"

Viva a democracia. De repente assim, os verdadeiros problemas da PMERJ começam a ser mostrados em sua essência.

"JUNTOS SOMOS MUITO FORTES"

"A PMRN pode ser a próxima a adotar o movimento Policia Legal"


PMRN decidem hoje sobre mobilização

Hoje, às 13h, no Clube Tiradentes soldados, cabos, sargentos e subtenentes da Polícia Militar decidiram em assembleia geral se haverá mobilização por parte da categoria, pois após o prazo de vinte dias dado ao governo estadual para um posicionamento em relação às reivindicações nada ainda foi decidido. “A categoria pede agilidade do governo. Por três vezes a reunião com o secretário de Administração e Recursos Humanos foi remarcada. Estamos fazendo nossa parte com responsabilidade, o Comando pediu vinte dias e nós demos, agora resta ao Estado atender os pleitos, não aceitaremos tratar a segurança da população com indiferença”, explica o Cabo Jeoás Nascimento dos Santos, presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar/RN. As principais reivindicações dos policiais militares são: o cumprimento da Lei 273 que trata sobre o reajuste do piso salarial dos policiais e bombeiros militares, que deveria ser anual junto com os reajustes do salário mínimo. A outra exigência da categoria é a reformulação do Estatuto da Polícia Militar e do Código de Ética e Disciplina. “Esperamos que o governo seja sensível e cumpra a lei que vem sendo descumprida desde 2005. Se recebermos uma negativa, iniciaremos amanhã um movimento legal, cidadão e democrático para que o governo perceba a necessidade de valorizar a corporação e de dar prioridade a segurança pública para o povo potiguar”, afirma o presidente da ACS PM/RN.

Desejo,desde já, boa sorte aos irmãos de farda do RN. Estamos a disposição para apoiá-los também. Espero que um dia aqui no Rio possamos fazer essas reuniões e lutar de verdade por melhorias. Lembrem-se, a união é fundamental para mudarmos.

"JUNTOS SOMOS MUITO FORTES"