domingo, 12 de julho de 2009

Baile Funk x Criminalidade



"Agora os bailes funk em áreas mais violentas do Rio podem começar a ser coibidos pela Polícia Militar. Segundo o major Oderlei Santos, relações públicas da PM, a polícia tem identificado que muitos assaltos que acabam com a morte da vítima vem ocorrendo em determinadas áreas próximas a bailes funk um pouco antes ou depois dos eventos. Por isso, a partir das estatísticas de criminalidade e das informações de moradores que participam das reuniões comunitárias nos batalhões da PM, alguns bailes poderão ser coibidos. A venda de drogas nesses eventos também será levada em conta."


Bem , o que dizer sobre isso, infelizmente quem sofre com a criminalidade muitas vezes é o cidadão de bem, que ao ir em um baile funk, pensa apenas em se divertir, só que se depara muitas vezes com criminosos que se utilizam desses bailes para atividades criminosas e para se mostrarem onipotentes perante àquelas pessoas. Na minha opinião, é pertinente sim essa decisão, apesar de prejudicar, como dito acima , aquelas pessoas que vão apenas para se divertir. Vamos aguardar para ver o que acontece e tomara que dê certo.


Prêmio Policia Cidadã, você conhece?



Prêmio Polícia Cidadã Rio

As organizações policiais desempenham um papel fundamental nas democracias modernas. Cada policial, no exercício diário de sua missão, é um representante do Estado, um agente de cidadania, guardião dos diretos e dos deveres dos membros da sociedade. Embora sejam freqüentes imagens e notícias negativas sobre as polícias, muitos são os profissionais que levam a sério o lema “servir e proteger” e fazem seu trabalho de maneira consciente e responsável.

O CESeC oferece, pela primeira vez no Rio de Janeiro, o Prêmio Polícia Cidadã Rio, com o intuito de contribuir para o reconhecimento de ações policiais que tenham reduzido a violência e colaborado para a solução de um problema de segurança pública de modo eficaz, baseadas na legalidade, na valorização da vida humana e na valorização do profissional de polícia.

Inspirado no Prêmio Polícia Cidadã de São Paulo – este ano em sua 4ª edição - realizado pelo Instituto Sou da Paz, o principal objetivo do projeto é identificar, premiar e difundir boas práticas policiais. Sendo uma experiência pioneira no Rio de Janeiro, o CESeC espera contribuir para reduzir a distância entre a polícia e a sociedade civil, e para criar uma tradição de relações mais criativas e generosas entre o público e os(as) policiais.

O Prêmio Polícia Cidadã Rio conta com a parceria do Instituto Sou da Paz, o patrocínio da Fundação Ford e é apoiado pela Seseg (Secretaria de Estado de Segurança), o ISP (Instituto de Segurança Pública) e pelos comandos da PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) e PCERJ (Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro).


Bom dia, assim que tivermos notícias sobre novas inscrições, publicaremos no Blog. Um projeto muito interessante que deve ser levado a sério. Temos que valorizar nossos Policiais, projetos assim são sempre bem vindos.


Novos horizontes se abrem!!!


O novo comandante da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio de Britto Duarte, vai desativar as unidades que funcionam dentro de comunidades onde existe criminalidade. Os Grupamentos de Policiamento em Área Especial, Destacamentos de Policiamento Ostensivo e Postos de Policiamento Comunitário vão passar por um estudo para o comando da corporação definir quais têm a possibilidade de serem aproveitados como Unidade de Policiamento Pacificadora (UPP). As unidades dos morros da Providência, no Centro, e Cavalão, em Niterói, têm grande possibilidade de serem as próximas a receberem o policiamento comunitário. Tudo depende da secretaria de Segurança.

- Esses destacamentos ou vão deixar de existir ou, naquelas áreas onde a gente entender a necessidade, podem se transformar em UPPs. Tudo de acordo com a estratégia adotada pela secretaria de Segurança. Nós somos responsáveis pela aplicação. Vamos opinar, informar dados técnicos, mas é uma estratégia da secretaria de Segurança, não da PM - explicou o coronel Mário Sérgio, que comentou a possibilidade de contar com os morros da Providência e Cavalão:



Bom dia , Bem como anunciado pelo novo cmdte, as mudanças estão ocorrendo e vão ocorrer e nem precisa daquele tempo político de que temos que ajeitar a casa primeiro para depois trabalhar..