segunda-feira, 24 de agosto de 2009

"Mais 40 comunidades poderão ganhar UPPs..." E investir no Policial?


RIO - Pelo menos 40 comunidades já têm um plano de ocupação policial preparado pelo governo estadual. A expansão do projeto, porém, depende da formação de novos policiais militares, como ressaltou ontem o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame. Hoje, as Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) trabalham com 500 policiais, divididos em quatro comunidades - Batam, Chapéu Mangueira, Cidade de Deus e Santa Marta. É o que informa a reportagem de Renato Grandelle, publicada no GLOBO de segunda-feira.

Em visita à Cidade de Deus, no domingo, Beltrame assumiu que o efetivo da Polícia Militar é a "única pendência" para a expansão das UPPs.

- Nossa velocidade é a mesma com que conseguimos que os concursos públicos sejam permanentes - explicou. - Para as unidades pacificadoras, optamos por policiais recém-saídos da academia. O trabalho está tão bem organizado que já sei até para que unidade vão os policiais que ingressarão na escola no ano que vem.

O secretário não quis adiantar quais serão as próximas comunidades a receber as UPPs. O efetivo destinado à Cidade de Deus foi reforçado na semana passada. Noventa e três policiais se juntaram aos 180 que já trabalhavam na região. Extraído do "Globo Online".


Pacificar comunidade significa, a meu ver, devolver cidadania (Paz,dignidade,valorização...) para àquela população que a muito carecia disso. É também aproximar a população dos policiais, é aproximar essas duas realidades. Mas só trazer cidadania para àquela população não adianta, temos que devolvê-la também aos policiais. Cadê o aumento? Cadê o Rio Card? Cadê o fim do rancho? Imaginem um policial sem o rio card e que more do outro lado do Rio, mas que tenha que trabalhar numa UPP ou em um batalhão que seja, ele gastará de 200 a 300 reais por mês com transporte. Levando-se em consideração que este ganha R$ 896, isso representa quase 1/3 do seu salário. Isso precisa mudar, isso tem que mudar. Contamos com nosso Cmt para que isso se resolva o mais célere possível.

"JUNTOS SOMOS MUITO FORTES"


2 comentários:

  1. PESSOAS LIGADAS À EQUIPE ECONÔMICA DO ESTADO DISSERAM QUE FOI REJEITADA A PROPOSTA DO COMANDANTE GERAL QUE CRIARIA A GRATIFICAÇÃO DE R$ 350,00 AOS POLICIAIS MILITARES APTOS. SEGUNDO A EQUIPE NÃO HÁ CONDIÇÕES FINANCEIRAS DO GOVERNO PAGAR TAL GRATIFICAÇÃO AOS POLICIAIS MILITARES. ENTÃO, PODEM ESPERAR QUE VIRÁ AQUELES 4% NOVAMENTE!!! TUDO INDICA QUE SEJAM ANUNCIADOS AMANHÃ!!! É UMA PENA!!!

    ResponderExcluir
  2. Seria interessante saber quais as próximas 40 UPPs pois traria aos moradores das comunidades uma esperança de que sua comunidade terá tranquilidade.

    ResponderExcluir

Nesse blog, livre será a manifestação de pensamentos e opiniões, porém só seráo aceitos comentários que tenham finalidades, sem palavras desrespeitosas. Comente você também. Sua opinião é muito importante. Obrigado.