domingo, 27 de setembro de 2009

"Nem sair do Cargo, nem desanimar, veja as palavras de nosso Cmt Geral..."

Veja o que disse nosso Cmt Geral ao Blog "Praças da PMERJ" falando sobre o aumento e o boato de que deixaria o cargo...

"Prezados Monica e prezados articulistas do Praças da PMERJ. Dirijo-me, mais uma vez, às senhoras e senhores que freqüentam este espaço de informação, análise e crítica da Polícia Militar, para tecer algumas considerações que julgo necessárias, agora que o reajuste salarial de nossa categoria foi anunciado.
Como todos sabem, há quase dois meses eu vinha negociando com o governo do Estado a reposição para nossa instituição.
Confesso-vos que preferia não ter enfrentado em tão curto tempo de Comando um desafio como este.
Um negociador de interesses de categoria profissional é alguém que deve saber, de antemão, encontrar-se numa arena de expectadores pouco magnânimos em caso de sua sucumbência.
Uma categoria profissional espera de seu negociador habilidade, coragem e determinação, na luta pelo atendimento de duas necessidades, mas espera, sem delongas, uma vitória na peleja que se dá.
No nosso caso, uma vitória significa vencer com a permissão do adversário.
É estranho mas é assim mesmo.
Mas, queria adverti-los antes de avançar neste texto, de que não pretendo me fazer de vítima.
Uma negociação de salários nos deixa estraçalhados psiquicamente; estafados após tantas feituras de contas, planilhas, apresentações em Power point, projeções orçamentárias, ajustes de efetivos e estudos jurídicos de modelos possíveis para concessões, mas somos negociadores porque escolhemos ser.
Isso tudo é feito em duas dúzias de reuniões; desde as internas na PM, as externas com os técnicos orçamentários do estado e a instância política.
Seja como for não vou bancar o coitado: tenho que ter a hombridade de reconhecer que chegou minha hora de tomar pedradas: de Cadete a Tenente Coronel, Comandante de Unidade, fui pedra; agora, Comandante Geral, sou vidraça. Posso jogar a toalha quando quiser e não pretendo jogá-la. Vou perseguir a vitória.
Meu papel de vidraça me impõe a exposição e aqui estou, me expondo aos meus.
Os meus tem o direito de saber qual foi a minha lógica nessa luta.
Busquei considerar a Corporação na sua estrutura hierárquica, partindo da premissa que a base e o topo se equivalem em forma absoluta no mérito e se relativizam em necessidades.
Desta forma, considerei que, para ser justo, um percentual de aumento pequeno no topo seria maior do que aplicado na base, e o coronel ganharia mais do que o soldado se o aumento fosse, por exemplo, de 8%.Se um coronel ganha seis mil reais líquidos, com oito por cento ele ganharia quatrocentos e oitenta reais de aumento, mas um soldado que ganhasse mil reais líquidos ganharia apenas oitenta reais.
A saída foi usar um valor absoluto (de trezentos e cinqüenta reais) complementar ao aumento percentual, aplicado a todos os postos e graduações, pois isso faria, em termos relativos, o soldado ganhar muito mais que o coronel, ainda que o aumento fosse de cinco por cento.
Foi uma luta renhida. Aqui mesmo no blog foi escrito que eu havia naufragado e a gratificação não sairia.
Não vou receber aplausos por isso e nem acho que mereça, a gratificação não alcança a todos (pensionistas, inativos e afastados). O silêncio de alguns já me basta.
No mundo real temos que ser fortes para escolher e também devemos aprender a contar com a solidão de nossas decisões, se quisermos fazer alguma coisa, antes que se nos sobrevenha o desânimo e a capitulação.
Eu espero chegar à próxima negociação com alguma saúde física e mental, por isso vou tentar sair do QG mais cedo, assim que terminar de julgar todos os CD e CRD até meados de outubro.
Encontramos quatrocentos e catorze processos com atraso desde 2002, aguardando definição, e agora só faltam cento e catorze.
E pensar que um ex-corregedor me disse certa vez que a corregedoria era insolúvel.
Reconheço: não foi um empreendimento que me permite morrer feliz, mas o sonho não acabou. As pedradas que estou recebendo têm endereço certo. Não sou vítima, sou Comandante.
.
Força e honra!

Independente do que pensam alguns amigos, esse Cmt, para mim, está sendo um dos melhores, se não o melhor que já tivemos em nossa briosa. Sei que nossa corporação clama por melhorias urgentes, mas também não podemos descontar tudo ou querer que tudo se resolva em tão pouco tempo. Por exemplo, acabar com o rancho, é sim autonomia de nosso Cmt Geral e acredito que ele queira fazer isso, mas quantos e quantos interesses alheios e contrários a isso não circundam essa decisão. Mudar a escala, também, mas com a responsabilidade que tem por seu cargo, isso não pode ser feito do dia para noite, prefiro que demore , sei lá, uns 6 meses , 7, 8... até porque qualquer falha em seu Cmdo pode lhe custar o cargo, e isso sim seria muito grave, tendo em vista a preocupação e a dedicação que ele vem demostrando em melhorar a vida de nós policiais. Continuo acreditando muito nele, eu não quero aqui enaltecer ou defender o Cmt e nem quero que vocês concordem com isso, o que quero aqui é apenas demonstrar minha opinião, só isso.

Como ele mesmo disse, ele não é vitima, é comandante, por isso uma parcela de culpa, caso nossa corporação não melhore, é dele; Mas devemos também lembrar que a outra parcela de culpa é nossa, afinal, fomos nós que deixamos chegar nesse patamar de descaso, se tivéssemos lutado lá traz, hoje, com certeza, não teríamos tantas demandas. Por isso agora, temos que lutar lado a lado- Cmt e tropa- para que consigamos alguma coisa. Fico feliz e até já imaginava que o boato de abandonar o cargo não procedia, já que derrota não combina muito com a pessoa do Cel Mário Sérgio. Continuo desejando toda sorte do mundo e me colocando a disposição para ajudá-lo nessa labuta e tenho certeza que sairemos vitoriosos. Outra coisa, não estou puxando o saco de ninguém , afinal quem faz isso quer se visto, e não é meu caso. Um grande abraço a todos e que todos sejamos felizes com esse aumento de R$ 1,50 por dia que tivemos. Obrigado GOVERNO por isso, o meu voto, ano que vem, terás. O problema é que moro em MARTE e com R$ 1,50 não consigo pagar a passagem para TERRA.

"JUNTOS SOMOS MUITO FORTES"
"PEC 300 JÁ, PELO AMOR DE DEUS"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nesse blog, livre será a manifestação de pensamentos e opiniões, porém só seráo aceitos comentários que tenham finalidades, sem palavras desrespeitosas. Comente você também. Sua opinião é muito importante. Obrigado.